Você já ouviu falar nele? Eu imagino que a sua resposta seja não. Antes de começar a pesquisar sobre a viagem de volta ao mundo eu também nunca tinha ouvido falar.
Se você tem vontade de fazer uma volta ao mundo de avião, esse é um assunto com o qual não precisará se preocupar. Agora se, como nós, a sua vontade é fazer com o seu próprio carro, então se prepare para um pouquinho de dor de cabeça e preocupação.
O carnet du passage é um documento aduaneiro que identifica o seu veículo e permite que você ingresse com ele em outros países sem pagamento de imposto de importação. Ele é uma permissão de importação temporária isenta de tributação, ou seja, você entra e sai de outros países com o seu carro sem pagar nada por isso.
Depois de muito pesquisar, percebi que o carnet du passage nada mais é do que um passaporte para o carro. Assim como nós, pessoas físicas, temos um passaporte que é exigido para entrar em outro país, o carro também precisa ter um se quiser entrar nos países que o exigem.
Para a nossa alegria (e tristeza, como explicarei em seguida), esse documento não é exigido para a entrada do carro em países da América e da Europa, mas é exigido em diversos países da África, da Ásia e da Oceania. Se tiver curiosidade de conferir a lista completa dos países que exigem, consultamos no seguinte site: http://www.horizonsunlimited.com/get-ready/paperwork/carnet-de-passages-en-douanes-list-of-countries.
É uma alegria não ser exigido para a maior parte dos países que iremos passar de carro porque ele é um documento com um alto custo para emissão. É necessário oferecer uma garantia que varia em razão do valor do veículo e dos países por onde se pretende passar e geralmente não é um valor baixo. Se nada ocorrer, ao final do período de validade do carnet du passage o valor da garantia é devolvido, mas mesmo assim você fica um grande período com seu dinheiro bloqueado, e que pode fazer falta para as despesas do dia a dia.
Por outro lado é uma tristeza, porque como não é exigido pelos países mais próximos ao Brasil, não temos nenhum lugar no Brasil que faça a emissão desse documento. No passado o Automóvel Clube do Brasil fazia, mas como a demanda era muito baixa, eles deixaram de fazer.
A maioria dos países que emite exige que você seja residente de lá para fazer o carnet du passage, o que complica bastante a vida. Temos conhecimento de outros outlanders que conseguiram emitir ou na Venezuela ou na Europa. Vamos deixar para tentar na Europa, pois estará mais próximo de usarmos.
O principal país no nosso roteiro que exige o carnet du passage é a Austrália. Como ele será um dos últimos destinos da nossa volta ao mundo, caso não tenhamos recursos suficientes para dar como garantia ou não consigamos emiti-lo mais próximo da ida para a Austrália, teremos que pensar num plano alternativo, talvez enviar o carro para a Nova Zelândia, que não exige o carnet du passage, e fazer a Austrália com carro alugado ou mesmo motor home. Vamos esperar para ver como esse assunto se desenrola ao longo da viagem.
Natany Gomes