Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

Preparativos

Busca no Site

Você já ouviu falar nele? Eu imagino que a sua resposta seja não. Antes de começar a pesquisar sobre a viagem de volta ao mundo eu também nunca tinha ouvido falar.

Se você tem vontade de fazer uma volta ao mundo de avião, esse é um assunto com o qual não precisará se preocupar. Agora se, como nós, a sua vontade é fazer com o seu próprio carro, então se prepare para um pouquinho de dor de cabeça e preocupação.

O carnet du passage é um documento aduaneiro que identifica o seu veículo e permite que você ingresse com ele em outros países sem pagamento de imposto de importação. Ele é uma permissão de importação temporária isenta de tributação, ou seja, você entra e sai de outros países com o seu carro sem pagar nada por isso.

Depois de muito pesquisar, percebi que o carnet du passage nada mais é do que um passaporte para o carro. Assim como nós, pessoas físicas, temos um passaporte que é exigido para entrar em outro país, o carro também precisa ter um se quiser entrar nos países que o exigem. 

Para a nossa alegria (e tristeza, como explicarei em seguida), esse documento não é exigido para a entrada do carro em países da América e da Europa, mas é exigido em diversos países da África, da Ásia e da Oceania.  Se tiver curiosidade de conferir a lista completa dos países que exigem, consultamos no seguinte site: http://www.horizonsunlimited.com/get-ready/paperwork/carnet-de-passages-en-douanes-list-of-countries.

É uma alegria não ser exigido para a maior parte dos países que iremos passar de carro porque ele é um documento com um alto custo para emissão. É necessário oferecer uma garantia que varia em razão do valor do veículo e dos países por onde se pretende passar e geralmente não é um valor baixo. Se nada ocorrer, ao final do período de validade do carnet du passage o valor da garantia é devolvido, mas mesmo assim você fica um grande período com seu dinheiro bloqueado, e que pode fazer falta para as despesas do dia a dia.

Por outro lado é uma tristeza, porque como não é exigido pelos países mais próximos ao Brasil, não temos nenhum lugar no Brasil que faça a emissão desse documento. No passado o Automóvel Clube do Brasil fazia, mas como a demanda era muito baixa, eles deixaram de fazer.

A maioria dos países que emite exige que você seja residente de lá para fazer o carnet du passage, o que complica bastante a vida. Temos conhecimento de outros outlanders que conseguiram emitir ou na Venezuela ou na Europa. Vamos deixar para tentar na Europa, pois estará mais próximo de usarmos.

O principal país no nosso roteiro que exige o carnet du passage é a Austrália. Como ele será um dos últimos destinos da nossa volta ao mundo, caso não tenhamos recursos suficientes para dar como garantia ou não consigamos emiti-lo mais próximo da ida para a Austrália, teremos que pensar num plano alternativo, talvez enviar o carro para a Nova Zelândia, que não exige o carnet du passage, e fazer a Austrália com carro alugado ou mesmo motor home. Vamos esperar para ver como esse assunto se desenrola ao longo da viagem.

carnet1 III

Natany Gomes

Submit to FacebookSubmit to Twitter
Anúncios patrocinados
Anúncios patrocinados