Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

Outras Aventuras

Busca no Site

Visitamos Cusco em junho, bem no mês das comemorações de aniversário da cidade. Quando chegamos à Praça das Armas e vimos àquela multidão de pessoas dançando na rua, perguntamos para um rapaz de lá, que nos disse que se tratava dos ensaios para a comemoração do aniversário da cidade e que as festividades duravam 3 semanas. Ficamos bem impressionados e surpresos, não havíamos pesquisado sobre isso antes de ir, demos muita sorte.

Apesar da cidade estar muito cheio, tivemos a possibilidade de entrar no clima do local e ver as apresentações com roupas típicas. Foi lindo demais!

Praca de Armas Cuzco

Praça de Armas Cuzco

Cris e Naty Praca de Armas CuzcoCris e Naty - Praça de Armas Cuzco

Cris e Naty Trajes TipicosCris e Naty - Trajes Tipicos

Por se tratar de uma cidade tão rica em história, optamos por fazer os passeios com agência, pois assim entenderíamos cada ruína visitada. No primeiro dia visitamos Moray e Maras e, apesar de estar lotado, foi bem legal ver as salineiras, é um visual bem bonito.

Salar de MarasSalar de Maras

Ruinas de MorayRuínas de Moray

No segundo dia fizemos o passeio do Vale Sagrado, e conhecemos especialmente Pisac e as ruínas de Ollantaytambo. Senti que perdemos muito tempo passando em lojas com o objetivo de consumirmos produtos locais e os lugares realmente interessantes ficaram com pouco tempo para serem explorados. Uma das paradas desse passeio era em uma loja de prataria, na qual explicavam o processo de produção e como identificar se uma peça era de prata mesmo ou não. Mais um passeio para fazer compras. Como eu não estava muito interessada, fiquei passeando pela rua e observando o movimento (deveria ter ficado dentro da loja rs). Nesse momento vi um cavalo que estava com uma carinha tão abatida e não resisti ir até ele e ficar fazendo carinho até a hora que o passeio partiu para outro ponto. O resultado dessa brincadeira foi uma noite de piriri, bem na véspera de ir para Machu Picchu.

De Ollantaytambo pegamos o trem da Inca Rail para Águas Calientes. O trem era muito bom, com janelas enormes e vidros no teto para apreciar a paisagem do caminho. E que caminho! O percurso é todo feito margeando o rio Urubamba, com montanhas magníficas de um lado e do outro. Vale muito o passeio. Pena que perdemos uma parte, pois outro trem quebrou e o que estávamos teve que ficar parado nos trilhos por mais de uma hora, e acabou escurecendo nesse período.

Vale Sagrado PisacVale Sagrado - Pisac

PisacFoto tipica em Pisac (provavel motivo da Naty ter tido dor de barriga)

Ollantaytambo Inca RailOllantaytambo Inca Rail

Praca aguas calientesPraça na cidade de Águas Calientes – local de onde sai os passeios para Machu Picchu

No dia seguinte foi o grande dia, conhecer a famigerada Machu Picchu, e eu tinha passado boa parte da noite anterior no banheiro rs. Ainda não estava bem na hora de sair, mas como o ingresso é para o dia, não tive escolha, tomei um remedinho e fui assim mesmo. Tínhamos comprado entrada também para a montanha Huayna Picchu, que tem limite de acessos por dia. Ficou claro para mim que eu não tinha pesquisado direito sobre essa montanha e tive que descobrir às duras penas que subi-la era uma tarefa extremamente extenuante. Enquanto estávamos subindo, passou por nós um cara sendo carregado por uma maca, tinha passado mal no caminho. Esse deveria ter sido o sinal para darmos meia volta imediatamente rs. Não foi o que fizemos, e subimos muito mais (no meu ponto de vista rs), até me sentir exausta. Quando perguntamos para um casal que estava descendo se faltava pouco, eles nos disseram que tínhamos percorrido apenas uns 25% do caminho, e a parte mais fácil. Resultado: demos meia volta e perdemos quase duas horas de passeio, além de eu ter ficado esgotada, já que não estava bem já da noite anterior.

Não consegui passear muito mais por Machu Picchu, sentia fraqueza para subir um simples degrau, e meu passeio pela parte tradicional ficou bem comprometido. Nem consegui subir no lugar em que as pessoas tiram a foto clássica de Machu Picchu.

Curti um pouco a paisagem do lugar, observei as lhamas que ficavam andando livremente pelo lugar e se aproximando de todos que elas achavam que tinha comida (mas não coloquei a mão em nenhuma rs) e fui embora mais cedo. Do jeito que eu estava, estava atrapalhando o Cris, que não conseguia ir a lugar nenhum. Ele insistiu para voltar para o hostel comigo, mas não achei justo, pelo menos um de nós poderia curtir de verdade o lugar, então o convenci a ficar. Dormi bastante e a noite estava zerada, e chateada por ter perdido esse passeio tão importante. Paciência, quem sabe um dia teremos oportunidade de ir de novo.

Lhama Machu PicchuLhama Machu Picchu

Andrades Peru 02

Cris e Naty Machu PicchuCris e Naty - Machu Picchu

Cris Machu PicchuCris - Machu Picchu

Voltamos para Cusco no dia seguinte e ainda tivemos tempo para fazer o city tour, que não conseguimos encaixar antes de ir para Machu Picchu. Neste passeio tivemos a oportunidade de visitar os sítios arqueológicos próximos a Cusco. Confesso que depois de ter feito todos os demais passeios, inclusive Machu Picchu, este foi bem fraquinho. Deveríamos tê-lo feito primeiro.

Sitio arqueologico proximo a CuzcoSitio arqueológico próximo a Cuzco

CuzcoCuzco

E assim acabou a nossa aventura pelo Peru. Ficamos ao todo 5 dias, que passaram voando. Precisamos, definitivamente, voltar de novo. Dessa vez com o Dani, com mais calma, sem ficar passando a mão em todo animal que encontrar pelo caminho e com muito álcool em gel rs.