Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

Outras Aventuras

Busca no Site

Visitar o parque Torres del Paine, na Patagônia chilena, sempre foi objeto do nosso desejo, nem nos recordamos quando foi a primeira vez que ouvimos falar dele.

Com o tempo fomos obtendo mais informações e descobrimos sobre o Circuito W, que é um trekking muito famoso dentro do parque. No final de 2014 tivemos a oportunidade de fazê-lo.

A cidade considerada porta de entrada para o parque é Puerto Natales, uma cidadezinha bem pacata e graciosa na beira de um lago. Passamos em Puerto Natales para pegar nossos vouchers na agência da Fantástico Sur, que gerencia as hospedagens dentro do parque, e no mesmo dia a tarde partimos para a nossa grande aventura.

Cidade de Puerto NatalesCidade de Puerto Natales

Puerto NatalesPuerto NatalesFicamos 5 dias dentro do parque e tivemos muita sorte, pois todos os dias foram muito ensolarados. Segundo um funcionário do primeiro hotel que ficamos, na semana anterior tinha chovido todos os dias e o tempo ficou bem encoberto.

No primeiro dia já chegamos no final da tarde, e aproveitamos para caminhar próximo ao hotel e curtir a paisagem.

Hotel Las Torres Parque Torres Del PaineHotel Las Torres - Parque Torres Del PaineFim de tarde Hotel Las Torres Parque Torres Del PaineFim de tarde Hotel Las Torres - Parque Torres Del PaineNo segundo dia visitamos a base das Torres, que é o cartão postal do parque e, apesar de ser uma trilha muito cansativa, vale totalmente a pena. A paisagem é indescritivelmente linda lá em cima.

Caminho para as Torres Del PaineCaminho para as Torres Del Paine
No terceiro dia partimos em direção ao refúgio Los Cuernos numa caminhada bem mais tranquila que a do primeiro dia. O único problema foi o vento, que era muito forte. Em alguns momentos eu pensei que ele ia me arrastar e derrubar. Eu fincava o bastão no chão e ainda assim a força do vento me puxava. Era mais tenso quando isso acontecia na beirada de algum penhasco rs. Mas no fim tudo correu bem e chegamos tranquilamente no refúgio, onde curtimos um ofurô quentinho com outros viajantes que estavam fazendo a trilha também.

Caminho para Refugio Los CuernosCaminho para Refugio Los CuernosLago no Caminho para Los CuernosLago no Caminho para Los CuernosOfuro Refugio Los CuernosOfuro Refugio Los Cuernos

Fim do Treeking Lago PehoeNo quarto dia a caminhada foi dividida em dois trechos, o primeiro até o acampamento Italiano, bem tranquilo e com um caminho lindo, todo florido, com árvores secas e flores vermelhas em volta. É difícil descrever a beleza da trilha, andávamos 10 a 15 minutos e eu queria parar de novo para tirar foto.

Caminho Acampamento ItalianoCaminho Acampamento ItalianoNo acampamento Italiano, deixamos as malas para subirmos até o vale do Francês. Lá tivemos um visual completamente diferente no mirante do Vale do Francês, com uma grande geleira. Tivemos a sorte de ver um pedaço enorme de gelo se desprender e cair. Fez um barulho enorme. O vale do Francês faz a pontinha do meio do W, se não subíssemos lá, nossa trilha teria sido um circuito U rs.

Geleira Vale do FrancesGeleira Vale do FrancêsVoltamos para o acampamento Italiano, pegamos nossa mochila e partimos para o Lodge Paine Grande. O caminho foi bem tranquilo e só no finalzinho tivemos que lidar com o vento forte de novo. Foi muito legal avistar o lago Pehoé, com seu tom de azul “listerine”. Nosso novo refúgio ficava às margens do lago, formando uma imagem muito bonita.

Lago PehoeLago PehoeVista Lodge Paine GrandeVista Lodge Paine GrandeNo último dia fizemos a trilha para o Glaciar Grey. O dia amanheceu bem nublado e todo o caminho de ida foi assim. Por outro lado, foi o único dia que não tivemos problema com o vento forte. Sentamos em frente ao Glaciar Grey e curtimos bons momentos de tranquilidade e temperatura agradável. No caminho de volta o sol abriu. Por bem pouquinho eu deixei de ver o glaciar Grey com sol. Mas tudo bem, mesmo sem sol a vista era de tirar o fôlego. Caminho Glaciar GreyCaminho Glaciar Grey

Glaciar GreyGlaciar GreyVoltamos para o refúgio e no mesmo dia pegamos o barco que cruzaria o lago Pehoé e nos deixaria na entrada do parque. Impressionante, levamos 4 dias para fazer um caminho que o barco percorreu em meia hora rs.

Fim do Treeking Lago PehoeFim do Treeking Lago PehoeNossa aventura no parque Torres del Paine acabou, mas nossas lembranças serão eternas.