Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

Preparativos

Busca no Site

Quando decidimos fazer a viagem de volta ao mundo, surgiu a grande dúvida: dos 52 países que pretendemos visitar quantos exigem visto? Quais precisamos tirar antes de começar a viagem? Quais podemos tirar no caminho?

O primeiro passo foi pesquisar país a país da nossa lista e verificar a exigência ou não de visto.

JAPÃO

Inicialmente nossa lista incluía o Japão e foi o primeiro país que fui pesquisar, já que sempre tive o sonho de conhece-lo, especialmente porque passei uma boa parte da minha vida profissional trabalhando numa empresa japonesa e sempre tive muita admiração pela cultura. Fiquei muito chateada ao descobrir que não conseguiríamos visitar o Japão. Pelas regras do visto, somente é possível tira-lo no seu país de residência e, uma vez emitido, a pessoa tem o prazo de 90 dias para já ter concluído a viagem. 

Como nossa viagem começará pela América do Sul, e somente no segundo ano passaríamos pelo Japão, cheguei a ligar no consulado explicando a situação. Infelizmente fui informada de que nada poderia ser feito, que outros viajantes já tinham se queixado do mesmo problema. Uma alternativa seria começar a viagem pela Ásia, mas aí esbarraríamos em outro problema: o carnet du passage, que será assunto de outro post.

Diante disso, desistimos do Japão, pelo menos por ora. Se tivermos a oportunidade de visitar nossa família no meio da viagem, quem sabe não aproveitamos para tirar o visto do Japão?

ESTADOS UNIDOS

Tiramos o visto para os Estados Unidos em 2012, com duração de 10 anos. Portanto, não precisamos nos preocupar com ele durante nossa volta ao mundo, pois ainda estará válido.

CANADÁ

De todos os países por onde passaremos na América, os únicos que exigem visto são os Estados Unidos e o Canadá. Embora seja possível tirar o visto do Canadá fora do país de origem, achamos melhor dar entrada no nosso visto canadense no Brasil mesmo, porque se tivéssemos qualquer problema, ainda teríamos tempo de pensar numa solução.

O trâmite do visto é todo on line e, uma vez aprovado o pedido, recebemos um e-mail solicitando o envio do passaporte por correio para conclusão do processo. Em menos de um mês nosso visto foi emitido e os passaportes já tinham sido devolvidos.

EUROPA E ACORDO SCHENGEN

O acordo Schengen é uma convenção entre alguns países europeus (quase todos rs) de livre circulação de pessoas. Se, por um lado, temos a vantagem de poder viajar sem visto por 26 países europeus, por outro lado, temos apenas 90 dias para fazer isso.

Como seria uma tarefa quase suicida conhecer 26 países em apenas 3 meses, além de não conseguirmos conhecer direito nenhum desses lugares, foi necessário pensar cuidadosamente nosso roteiro pela Europa. Isso porque o acordo Schengen estabelece que podemos ficar em seu território por 90 dias num período de 180 dias. Na prática, significa que após 3 meses, precisamos sair da zona do acordo Schengen e viajar por 3 meses pelos demais países que não fazem parte do acordo.

E é exatamente o que faremos, ficaremos 3 meses viajando pelo Reino Unido, Rússia, Balcãs, para em seguida voltar para os países do acordo Schengen e curtir mais 3 meses. Mesmo os países que não fazem parte do acordo Schengen não exigem visto para viagens de menos de 90 dias.

OCEANIA

Na Oceania, precisaremos tirar visto para visitar a Austrália. Iremos também para a Nova Zelândia, mas esse país não exige visto.

Pesquisamos sobre o visto da Austrália e vimos que ele é feito on line, portanto deixaremos para dar entrada quando estivermos mais próximos de visita-la. O interessante do visto australiano é que se trata de um visto eletrônico, não é anexado ao passaporte. Acredito que deve funcionar perfeitamente, mas que dá um certo medo não ter o documento físico, dá rs.

ÁSIA

Na Ásia, estão em nossa lista países como Tailândia, Vietnã, Camboja, China e Nepal. Todos eles permitem que o visto seja tirado em trânsito, alguns até permitem que o visto seja tirado na fronteira ou no aeroporto. Portanto, vamos deixar para nos preocupar com eles no caminho também.

ÁFRICA DO SUL

Nosso último destino será a África do Sul, e também para esse país não é necessário ter visto, caso a permanência seja inferior a 3 meses.

Assim que concluímos a nossa pesquisa, percebemos que será necessário tirar menos vistos do que imaginávamos e ficamos bem aliviados por isso rs. Estamos saindo de casa apenas com os vistos americano e canadense, torcendo para não encontrar grandes dificuldades para tirar o australiano e os vistos asiáticos.

Se você tiver alguma dica sobre os vistos que vamos precisar emitir ao longo da viagem e quiser compartilhar com a gente, é só dizer! Obrigada amigos! 

PASSPORT 4

Natany Gomes

Submit to FacebookSubmit to Twitter
Anúncios patrocinados
Anúncios patrocinados