Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Sul

Busca no Site

Câmbio: 1 Sol Peruano = 0,98 Real

Não somos muito fãs de grandes cidades e dos passeios que geralmente são os atrativos das cidades maiores, como shoppings, museus, galerias, restaurantes, etc. Além disso, o trânsito costuma ser outro favor que nos desmotiva, por isso geralmente a nossa passagem pelas grandes cidades costuma ser bem rápida e pontual, visitando somente aquilo que achamos realmente muito interessante.

Com Lima não foi diferente. Selecionamos alguns lugares que gostaríamos muito de visitar e que cabiam em um dia de passeio e saímos bem cedo da UPeU para poder aproveitar ao máximo o dia.

As atrações turísticas em Lima não são próximas umas das outras e acabamos apelidando Lima de "a cidade dos 10 kms". Toda vez que saíamos de uma atração e íamos nos preparar para visitar a próxima, nos dávamos conta de que ela estava a, pelo menos, 10 quilômetros de distância. A distância pode até parecer curta, mas não para o trânsito caótico de Lima. Aliás, do Peru. O que os peruanos tem de acolhedores e cordiais nas relações sociais, eles tem de péssimos motoristas e mal educados no trânsito. O trânsito é uma bagunça, ninguém dá passagem ou seta, o uso da buzina é insuportável e as manobras, principalmente de ultrapassagem, são perigosas e irresponsáveis. Dirigir no Peru é um modo de viver perigosamente rs.

20170423 183544 2

Além das grandes distâncias, a cidade é constantemente branca. Isso mesmo, branca. Nunca chove e, dessa forma, o céu nunca é azul. Fico imaginando que deve ser difícil viver num lugar assim. Até em São Paulo, com toda a sua poluição, é possível ver um dia de sol e céu azul.

Nossa primeira parada foi a região central de Lima, onde visitamos a Plaza de Armas, o Palácio do Governo e alguns prédios administrativos. É uma região muito limpa, bonita e bem cuidada, além de um policiamento forte. Ficamos um bom tempo admirando a Guarda Real dentro do Palácio do Governo se movimentando e manuseando espadas. Depois disso tivemos que aguentar o Dani tentando imitar os movimentos por muito tempo rs.

20170423 125941 220170423 125941 220170423 125941 2

Nessa mesma praça fica uma linda igreja e como era domingo e estava tendo missa, foi possível vê-la por dentro. Muita bonita e várias peças interessantes.

Depois da Plaza das Armas tentamos visitar o Museu da Inquisição, onde estão expostos diversos instrumentos que eram usados para torturar o cristãos no período da Inquisição. Ouvimos dizer que esse era o único na América Latina e fomos lá dar uma conferida, mas o museu está em reforma e fechado para o público, uma peninha.

De lá seguimos para o museu Larco, que possui um enorme acervo de peças relacionadas ao império inca. Pagamos 30 soles por pessoa (o Dani não pagou). As peças são realmente interessantes para quem gosta de visitar museus e tem bastante coisa para ver e ler. lém das peças tradicionais, tem uma sessão do museu com peças eróticas que a visita é bem divertida. Foi o que mais curti, deu para dar umas risadas e provavelmente serão as únicas peças que não esquecerei rs. No mais, acho esses objetos antigos muito monocromáticos, marrons e não me sinto muito interessada em observá-los.

A parte externa do museu é espetacular, cheia de flores das mais variadas cores. É um jardim florido muito bem cuidado. Tem restaurante, lojinha de artesanato e de roupas no complexo do museu. O entorno também é um passeio interessante e agradável.

20170423 150400 2

Nossa próxima parada depois do museu Larco seria passear pela orla de Lima, no nível do mar, e depois pelo bairro de Miraflores, que segue a orla, mas numa avenida acima, repleta de jardins bem cuidados e floridos.

Não conseguimos entrar na orla porque estava fechada pela polícia e vimos placas de bloqueio mencionando risco de Tsunami. Não nos pareceu que esse era o real motivo do bloqueio, achamos que eles pegaram as placas que estavam mais fáceis para conseguir fechar os acessos à avenida e estas estavam à mão. De qualquer forma subimos para Miraflores, e mesmo que acontecesse um Tsunami, o bairro era bem alto e a onda não nos atingiria ali. Não deu para não imaginar, mesmo que por um breve tempo, a gente ali apreciando aquela paisagem e, de repente, uma onda gigante se aproximando no horizonte. Ai que medo!

Miraflores foi a região mais bonita que visitamos no Peru. Muitas flores e tudo muito bem cuidado. Embora o céu estivesse esbranquiçado, foi legal caminhar por essa parte alta ebem cuidada da cidade olhando para o mar lá embaixo.

20170423 172159 220170423 172159 220170423 172159 2

Em Miraflores o gostoso mesmo é andar, curtir o lugar sem preocupação com o tempo. Muitas pessoas, muitas mesmo, simplesmente deitavam nos jardins e ficavam ali descansando ou conversando com amigos, namorados, maridos, etc. O que me impressionou é que nenhuma pessoa usava um pano, uma canga, uma toalha ou algo similar para sentar em cima, todas estavam sentadas e deitadas diretamente na grama. Ninguém parecia preocupado com o risco de sentar em cima do xixi de um cachorro, de uma cuspida ou qualquer coisa pior. Mas, em defesa delas, os jardins pareciam muito limpinhos rs.

Nessa região tem um shopping bem legalzinho a céu aberto, chamado Larcomar, e aproveitamos para almoçar nele e também para estacionar o carro. Foram 3 horas por 8 soles. Como é uma região muito concorrida para estacionar na rua, é uma opção válida para deixar o carro protegido e ficar tranquilo passeando por 3 horas pelo shopping e adjacências.

De Miraflores fomos para o Parque de la Reserva, onde ocorre um show interessante de águas dançantes, a exemplo do que temos no parque do Ibirapuera. O show começa a partir das 16:30hs e não conseguimos achar estacionamento gratuito em volta do parque. Todos os estacionamentos custavam 10 soles. Já estávamos bastante cansados, fez muito sol durante o dia, pegamos muito trânsito, e acabamos desistindo de ficar no show das águas dançantes e voltamos para a UPeU para descansar. Mas fica a dica como um lugar legal para visitar. Temos um amigo que foi e nos recomendou muito.

E esse foi o nosso dia em Lima.  Deu para aproveitar bastante e seguimos viagem felizes!

Se você é como nós e gosta de viagem e aventura, não deixe de acompanhar a nossa volta ao mundo e curtir a nossa página no facebook: www.facebook.com/andradespelomundo.

Natany Gomes

Submit to FacebookSubmit to Twitter