Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Sul

Busca no Site

Câmbio: 1 Sol Peruano = 0,98 Real

A visita às Islas Ballestas não é um passeio tradicional por uma ilha, onde você aporta, passa o dia, curte praia e tudo o mais. Esse é um passeio de contemplação da biodiversidade da fauna local e não é possível descer do barco e caminhar pela ilha. Quando descobrimos isso ficamos um pouco frustrados, mas como a ilha tem a fama de ser a "mini Galápagos peruana", em razão da grande quantidade de aves e animais marinhos que vivem lá, deixamos a frustração de lado e fomos fazer o passeio como ele é oferecido.

O passeio sai da cidade de Paracas, tem duração de 2 horas, é feito em lancha rápida e pagamos 30 soles por pessoa (o Dani não pagou). Os horários de saída regulares são às 8 e às 10 horas da manhã. Optamos por fazer às 8 horas porque a lancha é aberta e faz muito sol na região. Nesse horário seria mais fresco e, segundo a moça da agência, é o horário em que todos os pássaros ainda estão na ilha, mais tarde uma parte deles sai para procurar comida. Não nos arrependemos da escolha, quando começou a ficar quente demais, já estávamos voltando.

20170421 110224 220170421 110224 2

O melhor lado da lancha para contemplar a ilha é o lado esquerdo. Se puder escolher, não deixe de sentar nele. Nós conseguimos e foi ótimo, quase tudo se passa do lado esquerdo da lancha. Quem está do outro lado tem mais dificuldade de conseguir fotos só da paisagem e dos animais, sempre tem alguns "roberts" do barco aparecendo em suas fotos rs.

A lancha chega bem pertinho da ilha, coisa de poucos metros, e, podemos contemplar muito de perto uma infinidade de pássaros nas rochas e de leões marinhos também. Perto da ilha formam ondas mais altas e como o barco fica praticamente parado balança muito. Então, se você costuma enjoar, não deixe de tomar um remédio antes, para não estragar seu passeio. Meu filho ficou mareado e não aproveitou nada, só ficou deitado quietinho tentando não vomitar.

É surpreendente a quantidade de pássaros, são muitos mesmos. As rochas lotadas, milhares voando sobre a nossa cabeça, ficamos até felizes por não termos sido premiados com um cocozinho. Foi muita sorte mesmo, pois era muito passarinho passando por cima da nossa cabeça o tempo todo. Outros integrantes do barco não tiveram a mesma sorte rs.

20170421 112111 220170421 112111 220170421 112111 2

A guia vai nos mostrando pelo caminho os diferentes tipos de pássaros. Amei um que tinha o bico e as patas vermelhas. Todo estiloso, combinando rs. Acreditem se quiser, nessa região de deserto e clima muito quente mesmo assim tem pinguins. Vimos vários caminhando sobre as rochas. Passamos também por uma parte da ilha que é considerada um bercário de leões marinhos, é onde as mamães vão para ter seus filhotes e criá-los até que possam se virar sozinhos. Vimos muitos filhotinhos.

Como a quantidade de animais é enorme, a quantidade de cocô nas rochas também. Chegamos a sentir o cheiro, pois nos aproximamos bastante. A guia nos explicou que esse cocô é retirado para ser utilizado como fertilizante. Pessoas permanecem na ilha pelo menos 5 meses por ano fazendo a coleta dele para utilizar na agricultura peruana. Deve ser um fertilzante muito bom mesmo, pois as frutas e verduras no Peru são muito boas hehehe.

IMG 0344 2

Gostamos muito do passeio, foi incrível ver tantos animais juntos. Se todos eles vivem, convivem e sobrevivem ali é porque o ecossistema está bem equilibrado e o Peru trabalha para que ele permaneça assim. Por essa razão, a ilha é protegida e existe uma casa onde sempre permanece um segurança, para garantir que ninguém irá descer na ilha e perturbar/caçar os animais.

Se tiver a oportunidade de visitar as Islas Ballestas, não perca, não irá se arrepender. Nós amamos e entendemos perfeitamente a razão de não poder descer na ilha e, no fim, nem é necessário mesmo. Conseguimos contemplar melhor de dentro do mar.

IMG 0482 2IMG 0482 2IMG 0482 2IMG 0482 2IMG 0482 2

Se você é como nós e gosta de viagem e aventura, não deixe de acompanhar a nossa volta ao mundo e curtir a nossa página no facebook: www.facebook.com/andradespelomundo

Natany Gomes

Submit to FacebookSubmit to Twitter