Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Sul

Busca no Site

Arequipa é uma cidade bem histórica, repleta de igrejas, museus e arquitetura diferente. Para aqueles que curtem esse tipo de passeio, tem muitas coisas para ver e fazer. Suas ruazinhas me lembraram muito a parte histórica de Cusco, inclusive encontramos um mesmo poncho que compramos em Cusco no ano passado vendendo lá em Arequipa numa loja similar rs. O estilo rústico com charme de Arequipa é muito parecido com o de Cusco.

20170414 133739 2

Separamos um dia para fazer os passeios básicos pela cidade. Começamos visitando o mirante Carmen Alto. Lá tinha uma tirolesa e custava 50 soles para descer (R$ 50 reais).  O Dani ficou todo empolgado para fazer, mas achamos caro pagar para os três para uma tirolesa tão curta e prometemos tentar fazer em Baños, no Equador, que dizem que é muito legal. 

20170414 122305 2

De lá seguimos para o mirante Yanahuara, próximo a igreja de San Juan de Yanahuara, mas não vimos grandes coisas pois o tempo estava nublado. Vimos a igreja apenas pelo lado de fora, porque estava fechada. Era sexta-feira santa e muita coisa estava fechada na cidade, como o Convento de Santa Catalina, que quase nunca fecha, mas uma das poucas datas é na sexta-feira santa.

Aproveitamos para passear no jardim em frente à igreja, que é bem bonitinho e todo florido, e experimentar o famoso “Queso Helado”, que na verdade de queijo só tem o nome e a cor rs. A vendedora nos explicou que é um sorvete a base de leite e coco, mas que tem a cor do queijo, por isso recebeu esse nome. Realmente não sentimos gosto de queijo no que tomamos.

20170414 125441 220170414 125441 220170414 125441 220170414 125441 2Depois fomos conhecer a Plaza de Armas, caminhamos um pouco por ela, vimos as lojinhas que ficam em sua volta e aproveitamos para experimentar um dos chocolates peruanos mais tradicionais, o La Ibérica. O preço me lembrou a Kopenhagen (o chocolate era bem gostoso, pelo menos).

20170414 133214 220170414 133214 2

De lá seguimos para o museu Santuários Andinos, onde tem a múmia mais famosa da região, com mais de 500 anos, a Juanita. Na verdade, não é uma múmia, já que ela não passou por um processo de mumificação. Era uma jovem bonita que foi oferecida como sacrifício aos deuses e seu corpo foi deixado nas regiões altas e geladas, e acabou sendo preservado porque ficou congelado. Dizem que o estado de conservação da Juanita é incrível e nós queríamos ver. Chegamos muito animados ao museu para visita-la e sorte a minha perguntar se ela estava (pergunta estranha, né? rs), pois ela não estava. A Juanita fica nesse museu de maio a dezembro. De janeiro a abril fica outra múmia, a Sarita, que não é tão preservada como ela. Eles fazem esse rodízio para terem tempo de estudar mais o corpo, aplicar técnicas de conservação, etc.  Ahhh ficamos bem tristes!!!

Um outro passeio muito feito por quem está em Arequipa é visitar o Vale del Colca. É uma região lindíssima e estava no nosso roteiro conhecer, pois amamos lugares assim de muita natureza. Dá para fazer num dia, mas é muito cansativo. O ideal é fazê-lo em dois dias para não ser muito pesado e para ir aclimatando, já que o lugar fica a 5.000 metros de altitude.

Quando pesquisamos os lugares a conhecer no Peru esquecemos de levar em conta essa questão da altitude e quando nos atentamos para os 5.000 metros, achamos mais prudente não fazer para não sobrecarregar o Dani.

No fim, quase todos os passeios tradicionais de Arequipa não deram muito certo para nós: igrejas e conventos fechados, Juanita ausente e Vale del Colca muito alto. O que nos restou, então, foi aproveitar os dias que separamos em Arequipa para colocar nossas coisas em ordem, lavar roupa, descansar, dormir e comer bem. E foi gostoso também rs!

Natany Gomes

Submit to FacebookSubmit to Twitter