Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Sul

Busca no Site

Sempre tivemos vontade de conhecer o lago Titicaca e incluímos no nosso roteiro passar por Puno para termos a oportunidade de visitar uma ilha flutuante dentro do lago. Esse imenso lago é dividido pelo Peru e pela Bolívia, e nossa vontade era conhecer o lado boliviano, onde tem uma ilha muito famosa chamada de Isla del Sol. Como a Bolívia não fazia parte do nosso roteiro dessa vez, ficamos apenas com a visita ao lado peruano, na cidade de Puno.

Entramos no Peru pela cidade de Tacna, e logo em seguida viajamos de lá para Puno. Ficamos chocados com o caminho, muito sinuoso e perigoso. As estradas são cheias de caminhões, os peruanos dirigem de forma muito imprudente e usam exageradamente a buzina. Quase presenciamos um acidente por imprudência, uma ultrapassagem em curva, sem visibilidade, e a 4.000 metros de altitude, em que o carro não responde com a mesma rapidez. Foi bem tenso!

Puno fica a 3.800 metros de altitude, mas no caminho chegamos a alcançar 4.600 metros. Ficamos com medo de que o Dani passasse mal, pois tivemos uma experiência muito ruim com a altitude no Chile, então fizemos uso de folha de coca no pé dele, ele chupou bala e ainda tomou dramin. O resultado foi que ele dormiu praticamente o caminho todo e quando chegamos em Puno, com a altitude mais baixa, ele não sofreu nada. Isso nos deixou mais tranquilos.

Já chegamos no final do dia e fomos dormir. No meio da noite choveu torrencialmente e permaneceu chovendo forte até umas 10 horas da manhã. Pensamos que nosso dia estava perdido quando, enfim, a chuva passou. Fechamos todas as nossas coisas e fomos passear na cidade.

20170412 120803 2

Ficamos chocados com o caos de Puno. As pessoas atravessam a rua em qualquer lugar, os carros não respeitam faróis de trânsito, passam por cima se acham que você está devagar, não dão passagem, buzinam por nada, um verdadeiro inferno. Ficamos bem tensos ao dirigir ali. A cidade parece uma grande favela, cheia de casas não acabadas, até mesmo os poucos prédios da cidade estavam no tijolo pelo lado de fora, muito feio.

Não estávamos gostando muito da ideia de ter que ficar mais um dia na cidade só para poder esperar o tempo melhorar e ir visitar uma das ilhas flutuantes. Assim, optamos por fazer o passeio com o tempo ruim mesmo, e torcer para não chover.

Para a nossa alegria, quando entramos no barco o céu abriu completamente e começou a fazer sol, e conseguimos curtir muito o passeio e tirar boas fotos do lago Titicaca e da ilha flutuante, com o tempo bem aberto.

20170412 134909 2

20170412 160542 220170412 160542 220170412 160542 2

Visitamos a ilha mais conhecida do lago Titicaca no lado do Peru, a Ilha de Uros. Ela é formada, na verdade, por um conjunto de ilhas artificiais que foram construídas por seus habitantes com totora, uma espécie de palha existente no lago Titicaca e que eles usam basicamente para tudo, inclusive para comer. Periodicamente devem fazer manutenção na totora utilizada na construção da ilha flutuante, para que a ilha não venha a afundar. A ilha de Uros tem um presidente, que é a autoridade máxima do lugar, e é ele quem explica para os visitantes como funcionam as coisas em sua comunidade.

IMG 0204 2IMG 0204 2IMG 0204 2IMG 0204 2IMG 0204 2IMG 0204 2

Depois que o presidente nos explicou tudo sobre a ilha e todos puderam tirar suas dúvidas, fomos convidados para conhecer a casa de um dos moradores da ilha. Cada visitante é recebido em uma casa e nós demos a sorte de ir para a casa do presidente. Depois de pouco tempo de conversa, descobrimos que ele e a sua esposa são adventistas e que a ilha tem escola adventista, igreja e mais ou menos 80 membros. Ficamos tão felizes com essa experiência, foi uma surpresa inesperada para nós encontrar irmãos da mesma fé num lugar tão remoto e de cultura tão diferente.

Na ilha é possível vestir as roupas típicas deles e tirar algumas fotos. Eu quis experimentar e adorei a experiência. As mulheres usam saias longas e casacos, todos muito coloridos, e são conhecidas como choulas. No nosso grupo eu fui a única que me vesti como choula.

20170412 144236 220170412 144236 220170412 144236 220170412 144236 220170412 144236 2

Fora esse passeio, não vimos mais o que fazer pela cidade e voltamos para o camping para arrumar as nossas coisas para poder seguir viagem no dia seguinte logo cedo.  A cidade nos decepcionou bastante.