Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Sul

Busca no Site

PUNTA DEL ESTE

Ficamos 2 dias em Punta Del Este e amamos! Punta Del Este é grande, agitada, com praias cheias e muita vida tanto de dia quanto de noite. Ficamos muito impressionados com a cidade e suas adjacências (em especial José Ignácio e Punta Ballena).

Fizemos os passeios típicos de turistas. O primeiro, claro, foi tirar uma foto com o monumento La Mano, que fica na praia Brava. Estacionamos o carro próximo e fomos até lá tentar uma foto. Nessas fotos em lugares muito cheios eu costumo passar um pouco de nervoso rs. O pessoal não respeita a foto alheia. Não poderia formar uma fila para tirar foto com o monumento? Não, tira todo mundo junto, um saindo na foto do outro. Tem também aqueles que tiram a sua foto e ficam lá batendo papo e saindo na foto alheia. Resultado: Fiquei mais de meia hora lá e não consegui uma foto boa. Paciência, partimos para a próxima parada.

Nesse monumento, falamos para o Dani que era a mão de um gigante que tinha ficado para fora da areia, e que às vezes ele se cansava da posição e acabava mexendo a mão. A ingenuidade de uma criança é tão bonitinha, ele queria voltar de noite para ver se o gigante tinha se mexido rsrs.

20170212 124403edit

20170212 124701edit

Visitamos José Ignácio, que fica a alguns quilômetros de Punta del Este. Lá tem um farol muito bonito e é possível subir para observar lá de cima. Não subimos, pois crianças com menos de 8 anos não podem ir. Ficamos passeando nos arredores de lá, e vimos que é uma região muito rica e elitizada. Só casas de alto padrão e lojinhas chiques na rua principal. É um lugar bem gostoso para passear.

20170211 193606edit

Depois fomos ao Casapueblo, em Punta Ballena. Casapueblo é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Paéz Vilaró e atualmente funciona como um hotel, um museu e uma galeria de arte. Paga-se algo em torno de 30 reais por pessoa para entrar no museu e depois poder assistir ao pôr do sol de lá. Ele fica numa região alta com vista para o mar e o pôr do sol deve ser incrível de lá. Fomos durante o dia e ficamos impressionados com a beleza do lugar e do mar, com seu tom verde claro. Combinamos de voltar no final do dia para ver o pôr do sol, mas não demos sorte, o tempo estava nublado. Tudo bem, não teve problema, aproveitamos para caminhar pela encosta do Casapueblo e tirar umas fotos bonitas com ele ao fundo.

20170214 221520edit

20170215 122121edit20170212 132844edit

Conhecemos também o bairro Berverlly Hills de Punta Del Este. O nome faz jus ao bairro, pensa num lugar luxuoso, com casas de altíssimo padrão, daquelas que poderemos trabalhar ininterruptamente por 50 anos e nunca ser capaz de comprar. Era uma mais bonita do que a outra, mas o que mais me impressionou foi uma casa em particular. Ela tinha uma torre redonda muito alta, parecendo torre de castelo. Falei para o Dani que era a torre da Rapunzel, e lembrava mesmo. Fiquei muito admirada com aquela casa e querendo saber a história daquela torre, mas não achei nenhum comentário na internet sobre ela (se alguém souber, não deixe de matar minha curiosidade, ok?). É uma pena que não consegui fotografá-la, ela ficava bem escondida entre árvores, só deu para ver a torre ao alto.

Almoçamos na região do porto de Punta del Este. É uma área muito bonita, cheia de restaurantes e lojas. Depois do almoço caminhamos pelo calçadão do porto, na esperança de ver leões marinhos, mas não tinha nenhum. Vimos muitos barcos bons tombados no raso e ficamos curiosos para saber o que teria acontecido. Apesar do prejuízo, dava um visual muito bonito ao porto.

20170215 122442edit

Gostamos muito de Punta del Este, mas achamos uma cidade muito cara. Para começar pelo combustível, que em todo o Uruguai é 50% mais caro do que no Brasil. O camping também foi o mais caro que pagamos (camping San Rafael), cerca de 94 reais por uma noite (temos pagado 50 reais por noite). Comida nos supermercados também era mais cara do que nos outros lugares por onde passamos.

Por outro lado, é uma cidade fácil de circular, dá para estacionar em qualquer lugar, sem precisar pagar estacionamento ou zona azul (que, aliás, não vimos por lá).

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Ficamos em dois campings diferentes, no camping San Rafael, que fica em Punta Del Este mesmo e no camping Punta Ballena.

O San Rafael custou 95 reais para nós 3 porque lá o Dani também pagava. Achei o camping muito cheio e barulhento, e as vagas pequenas (nosso vizinho resolveu fazer uma fogueira 23 horas e nossa barraca ficou cheia de fumaça). Por outro lado, o camping era bem estruturado, banheiros muito limpos, água no chuveiro bem quente, piscina, lugar para encher a caixa d'água, lavanderia, wifi.

O custo de lavanderia era de US$ 5 dólares por máquina para lavar e US$ 4 dólares por máquina para secar.

A senha do wifi valia por apenas 3 horas, mas depois era possível pedir outra sem custo adicional.

O Punta Ballena custou 64 reais (mais barato porque o Dani ainda não pagava). O camping estava mais vazio e as vagas eram mais espaçosas. Por outro lado, o banheiro era ruim e durante o período que ficamos esteve sempre sujo e molhado e o wifi só funcionava na área da recepção, que era muito longe da vaga onde estávamos. Só valeu a pena porque seria uma noite só para seguir viagem no dia seguinte.

O diesel custou aproximadamente R$ 3,93 reais o litro.

É fácil estacionar o carro na rua, sem necessidade de pagar zona azul.

COLÔNIA DEL SACRAMENTO

Passamos um dia em Colônia del Sacramento e adoramos seu clima de cidade pequena, rústica e romântica. Ela é considerada patrimônio da Unesco e lembra muito Parati, com suas ruas de pedra, que dão um charme todo especial à cidade. Tem um farol muito bonitinho (que o Cris acabou subindo sozinho, porque o Dani não podia subir também) e fica à beira do rio da Prata. Em 3 horas passeamos por todas as ruas de Colônia del Sacramento, tiramos várias fotos, curtimos o ritmo desacelerado, vimos souvenirs e depois nos sentamos à beira do Rio da Prata e ficamos conversando e apreciando o final do dia. Vale muito a pena o passeio, mas não é necessário mais do que um dia para conhecê-la. O legal é que dá para visitá-la numa viagem à Buenos Aires. As duas cidades são separadas por apenas uma hora de ferry.

IMG 1108editIMG 1114editIMG 1148edit20170213 171948edit

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

A cidade é bem pequena e pode ser explorada a pé.

É fácil estacionar o carro na rua sem necessidade de pagar zona azul.

Ficamos no camping Los Nogales, que foi o mais barato até agora, algo em torno de R$ 36,00 para nós três, mas também com o pior banheiro.

Não tinha luz no banheiro e a água do chuveiro não aqueceu muito.

Não tinha ponto de água, só de luz.