Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Sul

Busca no Site

Depois que saímos de Governador Celso Ramos - SC, nossa próxima parada seria a Serra do Rio do Rastro - SC, depois iríamos para Cambará do Sul – RS, onde visitaríamos o cânion Fortaleza e de lá seguiríamos para a casa de amigos em Canela, onde passaríamos a noite antes de seguir viagem. Mas nem sempre as coisas saem como planejado, e muitas vezes o resultado pode ser muito melhor J

O dia estava lindo, muito sol e quase nada de nuvens no céu e a serra estava lotada de pessoas que estavam passeando e conhecendo o seu visual fantástico. A estrada é muito estreita, apenas uma mão para ir e outra para vir. Como o nosso carro é grande, às vezes dava a impressão de que ia bater na mureta, de tão perto que passava. Eu fiquei um pouco tensa rs. Paramos muito no caminho. A cada mirante, lá estávamos nós apreciando a paisagem e se refrescando em alguma cachoeira (eram várias). Quando se chega ao alto da serra, tem uma estrutura boa lá em cima: restaurante, lojinha de lembranças, banheiros, mirante bem demarcado, binóculos para apreciar a paisagem (por 1 real). Fizemos o passeio sem pressa, pois o dia estava convidativo.

20170205 121013 Edit

 20170205 124941edit

20170205 122715Edit

Saímos de lá e fomos em direção à Cambará do Sul. Nossa ideia era visitar o Cânion Fortaleza ainda nesse dia e depois ir para Canela, mas o nosso GPS acabou nos levando por estradas de terra que não estavam em boas condições e nossa velocidade ficou bem reduzida. Passamos por uma região rural do sul do Brasil muito linda e apesar de não ser o que estava programado, curtimos muito. Atravessamos uma ponte de madeira em péssima conservação, por cima de um rio bem caudaloso. Coloquei o Dani no banco da frente no meu colo e ele atravessou a ponte orando. Foi tão bonitinho rs.

IMG 20170205 WA0031edit

Depois o GPS nos levou por uma estrada que no meio dela passava o rio, e ela continuava do outro lado. Resultado? Tivemos que dar meia volta e achar outro caminho.  Tudo isso tomou muito tempo e chegou ao final da tarde e não estávamos nem próximos de Cambará do Sull.

20170205 170053edit

Nem sabíamos onde estávamos quando avistamos uma pousada e resolvemos entrar e ver se o dono nos deixava dormir em seu quintal aquela noite. Fomos recebidos pelo seu Arcangelo e a dona Vera, que nos acolheram com muito carinho e ficaram muito empolgados com a história da nossa viagem. Descobrimos que estávamos na cidade de São José dos Ausentes, num pequeno pedacinho do céu aqui na Terra chamado Sítio Vale das Trutas. O lugar era lindo, com vários chalezinhos muito charmosos à beira de um lago cheio de trutas, que os hóspedes poderiam pescar e saborear ali mesmo.

Tinha uma cachoeira bem legal na propriedade também, mas deixamos para conhecer no dia seguinte, pois já estava tarde e começando a ficar frio. O Dani amou o sítio, seu Arcangelo deixou que ele alimentasse os peixes e ajudasse a pegar ovos no galinheiro, ele ficou acompanhando os hóspedes que estavam pescando no lago e fomos tomar banho na cachoeira também.

Essa parada foi realmente uma surpresa muito feliz. Pensa na alegria de uma criança! Eu também queria ter ficado mais, o sítio era lindo e fomos recebidos tão bem! Mas seguimos viagem, nos despedimos dos simpáticos donos e fomos visitar o Cânion Fortaleza, que ainda estava a uma boa distância.

20170206 075317edit

Em Cambará do Sul tem dois cânions principais que são visitados: O Itaimbezinho e o Fortaleza. Ambos são lindos e valem a visita. No entanto, sempre achamos o Cânion Fortaleza mais imponente. Ele também é mais perigoso. Enquanto o Itaimbezinho é todo cercado, o Fortaleza não tem nenhuma proteção, você pode chegar até a beirada do precipício (e cair, também!). Não aproveitei tanto com o Dani, pois fiquei com medo de algum acidente. Qualquer tropeçada perto da beirada e poderia ser o fim. Com criança pequena vale mais a pena ir no Itaimbezinho, você aprecia a linda paisagem sem grandes preocupações!

20170206 140524edit

20170206 135934edit

Natany Gomes

Submit to FacebookSubmit to Twitter